quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Papel Eletrônico


O papel eletrônico, ou e-paper em inglês, é um termo para denominar a tecnologia que tenta imitar o papel convencional com impressões eletrônicas de texto e imagem, a diferença é a imagem impressa nele pode ser apagada ou alterada a qualquer momento, com a vantagem do e-paper poder ser utilizado novamente.
Mas como funciona esse papel?
O papel eletrônico é composto de micro camadas, das três cores básicas RGB (Red, Green e Blue), e também de camadas monocromáticas (Preto e Branco). A imagem é formada eletricamente através de torners. Essas partículas se combinam com o interior do e-paper formando a imagem.
A idéia do papel eletrônico já tem aproximadamente 10 anos, e foi criada para amenizar o consumo de papel convencional. Entretanto, ultrapassando essa tecnologia, chegaram as tablets como o iPad da Apple ou o Kindle da Amazon, que transmitem imagem sem o auxilio do toner, dão mais recursos de usabilidade para o usuário, mas não possui a flexibilidade do papel.
Apesar de toda essa tecnologia, nada substituirá o papel convencional, que foi criado a mais de 5 mil anos e ainda existe firme e forte. No sentido de tecnologia, podemos perceber que o consumo de papel aumentou, depois da invenção dos computadores, mas também melhoramos em nível de consciência e reciclagem, o que nos mostra que podemos ser sustentáveis para poder continuar produzindo papel convencional e ainda assim utilizar o papel eletrônico.
Tem espaço de sobra para os dois, nesse imenso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário