segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cartas Manuscritas

Por Alex Miranda


Será que hoje em dia ainda existe alguém que manda cartas pelo correio, escritas a mão, em envelopes com selo e colados com cola branca!? =)


Pois é minha gente, parece que foi ontem que eu via minhas irmãs respondendo dezenas de cartas que chegavam para elas, apaixonada pelos seus amigos por correspondência conquistados depois de colocarem nosso endereço em uma revista de música, em busca de amizades com gostos semelhantes. Sem brincadeira, o carteiro passava todos os dias lá em casa, com muitas cartas em mãos. As pessoas escreviam muito, e a ansiedade das minhas irmãs esperando suas correspondências naquela época era irritante, hoje é nostálgico e mágico. Foi mais de 1 ano nessa rotina.






Seguindo os passos delas, resolvi escrever minhas próprias cartas, para meus próprios amigos, mas ao invés de colocar meu endereço em uma revista, fui lá e pincei uma amiga na revista Herói (uma revista que falava só de desenhos animados, cinema e mini séries de TV). Foi então que conheci uma menina que adorava desenhar cavalos, ela me mandava desenhos de cavalos junto com suas cartas, ela era uns 3 anos mais velha do que eu, nosso assunto era em torno do nosso universo televisivo e escolar. Não lembro se filosofávamos, provavelmente não, pois eu só tinha 13 anos. Trocamos umas 5 cartas, lembro que ela morava na Zona Norte de São Paulo, longe para aquela época e perto para os dias de hoje, que estou motorizado. Não me recordo o nome dela, mas só de lembrar de seus desenhos e de sua letra caprichada sinto uma imensa alegria. Bons tempos.






Vou ser otimista! Eu sei que há sim quem escreva cartas a mão, são aqueles eternos apaixonados por papel e pelo prazer de escrever. E dá pra confirmar isso pela quantidade de artigos de papelaria que são produzidos hoje em dia, não, o e-mail não matou essa atividade, pode ter diminuindo sim, mas por outro lado, transformou em um símbolo forte de sentimentalismo. Me diz, quem não gosta de receber uma carta escrita a mão? E você o que está esperando para escrever aquela carta verdadeira para quem você ama?

2 comentários:

  1. Olá! Estou mesmo a escrever um post na ansia de voltar a escrever cartas à mão. Acho que vai de acordo com o teu aqui. Se quiseres, estás a vontade.
    http://wordsofagnes.blogspot.com/2011/09/cartas-de-amor-quem-nao-as-tem.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. eu ando a procura para fazer tambem. adoro ter cartas e adoro aquela ansiedade de receber noticias. por acaso n sabem onde posso arranjar cartas tipo essas da imagem?

    ResponderExcluir