terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como se faz papel



Você sabe como se faz o nosso charmoso papel?
O papel é feito de fibras altamente ricas em celulose. O material mais utilizado é a polpa das árvores, principalmente dos pinheiros e eucaliptos.
Na produção do papel, a fábrica separa a celulose da lignina e hemicelulose através de processos mecânicos e químicos. A parte mecânica basicamente tritura o papel, o processo químico, chamado de Kraft trata a madeira, separando a celulose dos outros dois componentes.
Após esse processo, a pasta é lavada com água, e outro processo químico é utilizado para fazer o branqueamento, a pasta que antes era marrom vira branca. Depois essa pasta é levada para a secagem, enfadada e transportada para a máquina de papel, onde o material será prensado até a gramatura desejada, cortado e levado para as lojas.
A fabricação de papel já foi um grande agressor à natureza, mas hoje em dia as coisas mudaram. As grandes empresas produtoras de papel, após o processo de fabricação, tratam a água utilizada antes de devolvê-la para o meio ambiente. E com o advento dos papeis recicláveis, que estão ficando cada vez mais baratos, a indústria do papel dificilmente se extinguirá como pensam alguns defensores da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário